E.E. PROF. FERNANDO BUONADUCE - LÍNGUA E LITERATURA – 3º TA (Prof.ª
Silvia Siqueira)
(06/04/2020)
ATIVIDADE
PARA COMPREENSÃO DO ROMANTISMO
- Com base no material
de pesquisa solicitado inicialmente, leia e responda as questões que seguem:
1 – Que fato ocorrido
em 1808, provocou uma série de mudanças que alteraram o quadro político e sócio
cultural brasileiro?
2 – Que fato histórico
marcante foi resultado de um crescente sentimento nacionalista e
anticolonialista? Em que ano isso de seu?
3 – Com que elementos
os românticos brasileiros expressavam o sentimento nacionalista?
4 – Que elemento
representa as virtudes do homem nacional, o símbolo da raça brasileira, de
autoafirmação de nossa nacionalidade e, de certo modo, de oposição ao
português?
5 – A partir de que
ano e com qual poeta se observa o choque entre os símbolos românticos e a
realidade nacional?
6 – Costuma-se dividir
os poetas românticos brasileiros em três gerações. Diga quais são pela ordem
cronológica.
7 – Mia ou menos à
altura da denominada segunda geração romântica, um eminente poeta não teve à
época o reconhecimento merecido por criar uma obra que escapava à sensibilidade
de seus contemporâneos e que em muitos aspectos os ultrapassava pela
criatividade. Segue primeiro livro foi Harpas selvagens (1857). A quem
estamos nos referindo?
8 – Faça um quadro com
três colunas. No alto da primeira coluna escreva PRIMEIRA GERAÇÃO; no alto da
segunda, SEGUNDA GERAÇÃO; e no alto da terceira, TRECEIRA GERAÇÃO. Embaixo de
cada coluna escreva a que geração romântica pertencem os poetas:
Castro Alves –
Gonçalves Dias – Álvares de Azevedo – Gonçalves de Magalhães – Casimiro de
Abreu – Junqueira Freire – Fagundes Varela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário