terça-feira, 7 de abril de 2020

Professora: Silvia Siqueira - Língua e Literatura - 3º Termo A

E.E. PROF. FERNANDO BUONADUCE - LÍNGUA E LITERATURA – 3º TA (Prof.ª Silvia Siqueira)
(06/04/2020)

ATIVIDADE PARA COMPREENSÃO DO ROMANTISMO

- Com base no material de pesquisa solicitado inicialmente, leia e responda as questões que seguem:

1 – Que fato ocorrido em 1808, provocou uma série de mudanças que alteraram o quadro político e sócio cultural brasileiro?

2 – Que fato histórico marcante foi resultado de um crescente sentimento nacionalista e anticolonialista? Em que ano isso de seu?

3 – Com que elementos os românticos brasileiros expressavam o sentimento nacionalista?

4 – Que elemento representa as virtudes do homem nacional, o símbolo da raça brasileira, de autoafirmação de nossa nacionalidade e, de certo modo, de oposição ao português?

5 – A partir de que ano e com qual poeta se observa o choque entre os símbolos românticos e a realidade nacional?

6 – Costuma-se dividir os poetas românticos brasileiros em três gerações. Diga quais são pela ordem cronológica.

7 – Mia ou menos à altura da denominada segunda geração romântica, um eminente poeta não teve à época o reconhecimento merecido por criar uma obra que escapava à sensibilidade de seus contemporâneos e que em muitos aspectos os ultrapassava pela criatividade. Segue primeiro livro foi Harpas selvagens (1857). A quem estamos nos referindo?

8 – Faça um quadro com três colunas. No alto da primeira coluna escreva PRIMEIRA GERAÇÃO; no alto da segunda, SEGUNDA GERAÇÃO; e no alto da terceira, TRECEIRA GERAÇÃO. Embaixo de cada coluna escreva a que geração romântica pertencem os poetas:
Castro Alves – Gonçalves Dias – Álvares de Azevedo – Gonçalves de Magalhães – Casimiro de Abreu – Junqueira Freire – Fagundes Varela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário