PROFESSORA MAGALY 1ºAB – EM
EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE 2 e 3 do 4º Bimestre
Atividade 2: Pesquise sobre os principais movimentos/golpes, as armas oficiais da esgrima e as regras que decorrem a partir delas, assim como a área de disputa. Escreva no caderno.
Atividade 3: Copie o texto:
Exercícios Aeróbios
São exercícios destinados à melhoria das funções cardiovascular e respiratória “que envolvem a utilização de grandes grupos musculares, e que possam ativar todo o sistema orgânico de oxigenação: coração, pulmões, sangue e vasos sanguíneos, e incluem esforços de média e longa duração (maior que 5 minutos), de caráter dinâmico, em ritmo constante e de intensidade moderada” (GUEDES & GUEDES, 1995, p. 18). Para se conseguir benefícios com esse tipo de esforço, o treinamento aeróbio deve ser realizado de três a cinco vezes por semana. Portanto, pode-se falar em exercício aeróbio não apenas na chamada “ginástica aeróbica”, mas também em atividades como caminhada, corrida e andar de bicicleta, desde que sejam esforços de longa duração, com intensidade moderada e sem que o praticante apresente sinais de fadiga (hiperventilação). Em outras palavras, pode-se dizer que, se durante uma atividade você conseguir conversar um pouco, isso pode ser indício de que se trata de uma atividade predominantemente aeróbia. SÃO PAULO FAZ ESCOLA, 2017, Caderno Professor, P 4
O exercício aeróbio utiliza oxigênio para a metabolização de energia, já no exercício anaeróbio não há presença de oxigênio na produção de energia.
Algumas estratégias são utilizadas pelas pessoas para alcançarem um padrão de beleza corporal, a prática de atividade física e a alimentação saudável ajudam a atingir esse objetivo. Exemplos de exercícios físicos praticados e seus resultados: a ginástica, alongamentos, ioga etc. Esses exercícios aumentam a qualidade de vida.
Para alguém ser considerado ativo a frequência necessária de atividade física é de no mínimo 2 vezes semanais.
A duração do exercício e sua intensidade interferem no seu objetivo porisso existem formas de conseguir esse objetivo e que uma das formas seria aumentando o número de repetições; outra forma seria manter as repetições e aumentar a carga. Portanto, ambos são fatores que interferem no seu treino.
Exercícios Anaeróbios
O exercício anaeróbico é qualquer atividade física que trabalhe diversos grupos musculares durante um determinado e constante período de tempo, de forma contínua.
Os exercícios anaeróbios são o contrário dos aeróbios, compondo-se de alta intensidade e curta duração. Caracterizam-se por não utilizar o oxigênio para a promoção de energia pois é gerada através do tecido vivo. Seu principal público são pessoas em busca de ganho de massa muscular. os exercícios são mais rápidos com foco no grupo muscular. A origem da energia é o que distingue os dois. Enquanto o aeróbico alimenta-se do ar, o anaeróbio utiliza os hidratos de carbono, o que neste caso, após finalizar atividade as células continuam a queimar calorias. Por isso atividade anaeróbia também é indicada a pessoas que precisam perder peso, pois em sua execução eliminam gordura e adquirem massa magra.
Os benefícios do exercício anaeróbico é a força óssea. A atividade anaeróbia torna os ossos mais fortes, combatendo e evitando a osteoporose. Acelera o metabolismo: O ganho de massa magra promove o aumento do metabolismo e um maior gasto calórico durante os exercícios. Boa forma física: O corpo ganha um novo traçado, uma aparência física tonificada.
Temos como exemplos: musculação, sprints, saltos; qualquer exercício que consista em movimentos rápidos de alta intensidade.
Fotografe tudo e envie para o e-mail magalylopes@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega: 4/12
Nenhum comentário:
Postar um comentário