Situação de Aprendizagem: DE ONDE EU VENHO?
Competências
socioemocionais em foco: empatia, confiança e autoconfiança. Na última
atividade, você teve a oportunidade de refletir um pouco sobre como é visto(a)
por si mesmo(a) e pelos seus colegas. Agora, vamos um pouquinho mais fundo.
Para além da camada externa, da sua aparência, quais são as coisas que estão
dentro de você e que te fazem único(a)? Cada um(a) tem dentro de si uma maneira
de ser que é resultado da influência da família, de todos os antepassados e do
meio social em que vive. Esses elementos vão, pouco a pouco, nos tornando quem
somos. Dentro de cada um(a), existem sensações e emoções que atuam em suas
vidas de maneira poderosa, modelando sua personalidade, embora muitas vezes não
se tenha consciência disso. Normalmente, mal percebemos esse movimento
acontecendo.
O fato é que não
se esquece de uma história vivida, e lembrar-se de alguns fatos da trajetória
faz parte dessa longa caminhada de reflexão e conhecimento sobre “quem sou eu”.
Especialmente aquelas histórias dos primeiros anos de vida, com as primeiras
figuras de afeto, são fundamentais para o entendimento da personalidade.
Querendo ou não, essas experiências marcam e constituem aquilo que cada um é
como pessoa. Assim, espera-se que você, sem receios, construa seu próprio
entendimento sobre o “legado” que sua família deixou para você. Para isso, use
os seus conhecimentos de artista forense para desenhar o retrato de uma pessoa
querida da sua família. Depois, conte para um(a) colega o que você carrega
consigo que é influência da figura que escolheu retratar.
Para refletir “O
importante não é o que fizeram de nós, mas o que nós faremos com aquilo que
fizeram de nós.” A frase é do filósofo francês Jean Paul Sartre. Ela traduz o
que afirmamos neste livro: você não é apenas o resultado das fases anteriores
da sua vida. Você pode, a partir de suas escolhas e da sua determinação, mudar
o rumo da sua existência. COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Cuide bem do seu
jardim: jovens semeando e cultivando seus projetos de vida. Uberlândia: IAMAR,
2007. p. 119.
Situação de Aprendizagem: PARA ONDE
EU VOU?
Quem sou eu? De onde eu venho? Para
onde eu vou? É uma sequência de questões que apela para a continuação da
construção de quem seremos ao longo do tempo. Reconhecer quem você é deve
mobiliza-lo(a) a querer criar o próprio futuro e investir em novos projetos.
Nas últimas atividades, relembramos elementos da sua trajetória familiar e
escolar importantes para sua caminhada. Saber “de onde venho” é apenas o
primeiro passo para atingir os seus sonhos.
Assim
sendo, responda as perguntas abaixo:
1. 1. Para
você, o que significa pertencer?
2. 2. Qual
é o papel da sua família na construção dos caminhos para você realizar os seus
sonhos?
3. 3. E
qual é o papel da escola na sua vida e na realização dos seus sonhos?
4. 4. Como
escola e família se combinam para fortalecer a sua busca pelos seus objetivos
futuros?
Precisa fazer os textos do professor isaac pq ele não passou esse tema pra gente
ResponderExcluir